Header Ads

Breaking News
recent

O Banquete do Cordeiro: a missa segundo um convertido

“Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abria a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo... Depois disso, eu vi: Uma porta estava aberta no céu...” – Ap. 3, 20; 4, 1.

     Há algum tempo um amigo me falou desse livro, O Banquete do Cordeiro de Scott Hahn, e comentava como o autor discorria sobre a missa e a relacionava com o Apocalipse de São João. Nossa! Na hora fiquei fascinada, uma mistura de medo e ansiedade fez com que eu pedisse o livro emprestado.
     O livro do Apocalipse sempre foi para mim um enigma, na verdade sempre tive medo do que ele poderia me mostrar. A história do fim do mundo (como eu entendia o Apocalipse) sempre me apavorou isso porque na minha infância não souberam me falar sobre ele (mas isso é assunto para outro post). 
     Então pensei, “se eu ler esse livro poderei compreender um pouco melhor sobre o Apocalipse e poderei falar com mais propriedade sobre o assunto”, nem passou pela minha cabeça saber mais sobre a missa, sobre liturgia achei que já soubesse muito. O Banquete do Cordeiro me trouxe surpresas maravilhosas.
   Terminei de lê-lo há pouco tempo, demorei porque receava que a página seguinte me trouxe uma má notícia (aquela visão catastrófica), mas na metade do livro pude ver que a proposta era outra. Como o subtítulo demonstra, o livro traz um testemunho na visão de um convertido, Scott Hahn era Calvinista e em 1986 torna-se católico depois de uma experiência com Deus na missa.
   Ele era um teólogo calvinista, estudioso do livro do apocalipse e ao entrar em contato com os antigos Padres da Igreja, percebeu aos poucos que a Igreja Católica é a verdadeira Igreja de Cristo, verdadeira sucessora das primeiras gerações de cristãos. E pode perceber como os primeiros cristãos o quanto a Santa Missa está relacionada a Sagrada Escritura e que participar da Missa estamos vivenciar o céu.
   Ainda antes de se converter Hahn passou a assistir a Santa Missa e ficou maravilhado com o que presenciou, a Bíblia estava diante dos seus olhos, nas palavras da missa (Isaías, Salmo, Paulo) e quando ouve pela primeira vez o sacerdote pronunciar as palavras da consagração: "Isto é o meu corpo...Este é o cálice do meu sangue" sente então que todas as suas dúvidas se esvairem. No entanto o que mais o marcou foi quanto ouviu toda a assembleia dizer:"Cordeiro de Deus... Cordeiro de Deus... Cordeiro de Deus" e o sacerdote dizer: "Eis o Cordeiro de Deus..", enquanto elevava a hóstia.
   Por ser especialista em bíblia e grande conhecedor do Apocalipse percebeu que a missa antecipava a festa de núpcias que João descreve no final do último livro da Bíblia. Estava diante do trono do céu, onde Jesus é saudado para sempre como o Cordeiro.
   Diante disso, notei o quanto a Igreja Católica nos oferece todos os dias a possibilidade de experimentar o céu e de receber o próprio Deus em nós. O livro renova em nós o amor pela liturgia e a missa deixa de ser apenas um compromisso de domingo, mas sim o motivo do domingo, encontrar-me com Deus, em sua glória e poder.
   No vídeo a seguir, Scott Hahn, em uma entrevista fala sobre a relação entre a Carta aos Hebreus e o Apocalipse, e a Liturgia da Santa Missa. O vídeo é legendado em Português e possui duas partes, confira a primeira parte da entrevista.


   Além disso, a Igreja nos oferece os caminhos para chegar a Deus, através de sua tradição e dos santos que nos ensinam grandes coisas. O livro mudou a minha visão da missa, como sua linguagem rica em detalhes, recomendo essa leitura e que todos a se aproximar dessa fogueira que nos aquece.... a Missa não é apenas um memorial da morte de Cristo, mas o próprio reviver da paixão e ressurreição.
   Para aqueles que querem conhecer mais sobre as obras de Scott Hahn, visitem o site do Intitute of Apllied Biblical Studies fundada e dirigida por ele. O site conta sua história de conversão, seus livros e revista publicadas e fala dos estudos desenvolvidos pelo Instituto. Vale a pena visitar.
   Para terminar esse post, partilho uma música Banquete do Cordeiro da Comunidade Toca de Assis, que nos fala sobre esse Mistério Eucarístico.

Um comentário:

  1. Estive em um ensino do catecismo em minha paróquia e o padre Anderson falou sobre este ex pastor. Realmente é um ótimo livro .

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião sobre os assuntos abordados no blog. Podemos construir conhecimento por meio do debate, dos questionamentos. Vamos, participar! Estou ansiosa para saber o que você achou!

Tecnologia do Blogger.