Header Ads

Breaking News
recent

Pesquisa revela que televisão é a mídia mais eficaz

Oi pessoal!

Em agosto estive em São Paulo fazendo curso e tive acesso ao jornal PROPMAK. O que chamou minha atenção (na edição 2373) foi a chamada de capa: “Estudo mostra eficácia da TV”, ou seja, em plena era da internet, as mídias socais bombando e  a televisão ainda sustenta a posição de mídia mais eficaz. Assim resolvi ler mais sobre o assunto, e disponibilizar para vocês alguns dados. Vamos lá?

Contrariando todas as previsões de que a televisão perderia espaço para os anúncios na internet, o estudo realizado no mercado britânico revelou que a TV é o meio de comunicação com maior retorno (ROI) de mídia. Segundo o Payback 3, encomendo pela Thinkbox (Associação de emissoras de TV do Reino Unido) o retorno é de 1,70 para cada 1 libra investida e o valor do ROI aumentou 22% nos últimos cinco anos. Na pesquisa foram analisadas três mil campanhas veiculadas entre 2006 e 2011.

Essas informações confirmam o que em 2009 foi levantado pelo instituto americano Advertising Research Foundation, – ARF. O estudo realizado constatou que o anúncio de 30 segundos é mais eficiente para a construção de marcas e sua eficiência poderia estar aumentando. Esse estudo ainda revelou que ao se leva em consideração o brand awareness, a TV ainda é a mídia mais eficaz, ou seja, os dados demonstram que enquanto o aumento da eficiência da TV foi de quase 60% entre 2004 e 2007, para a mídia impressa foi de 40% e para a online quase 20%. A pesquisa avaliou 388 cases do mercado americano. 

Segundo dado do Media Book, do ibope, a TV aberta no Brasil tem penetração em 97% dos domicílios e a TV fechada chega a 28%. Enquanto o número de brasileiros conectados à internet em 2011 foi de 48% (pesquisa realizada pelo Ibope Nielsen Online). O que desfavorece os grande investimentos em campanhas cujo público-alvo é amplo, pois essa mídia não possui a mesma penetração que a TV aberta.O Mídia Dados 2011 revelou que, em 2010, na participação do bolo publicitários a TV possui 62,9%. E a TV globo ficou com o maior share de audiência 43,2%. As imagens abaixo foram retiradas do site MidiaDados.
 


No entanto, uma pesquisa realizada esse ano revelou que os dispositivos móveis vêm ganhado mercado superando a TV. Até 2016, a publicidade online será superior a TV, é o que afirma a Forrester. Segundo ela os anunciantes deverão gastar quase US$ 77 bilhões com anúncios digitais somente nos Estados Unidos, o que corresponderá a 35% dos gastos com publicidade naquele País. Os anúncios para celular vão ultrapassar os anúncios sociais e e-mails marketing. Eles vão chegar a US $ 8,2 bilhões em receita em 2016.

Para finalizar conheça as vantagens e desvantagens de anunciar na TV e na internet.
Até +


__________________________
Fontes:
http://www.propmark.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=propmark&infoid=51204&sid=4
http://www.midiabsb.org.br/?p=593
http://www.gm.org.br/page/midia-dados
http://www.avellareduarte.com.br/projeto/conceituacao/conceituacao1/conceituacao14_internetBrasil2011.htm#ixzz1hsibOgEe.
http://oficinadainovacao.blogspot.com/2011/08/dispositivos-moveis-superam-tv-como.html
http://www.midiabsb.org.br/?tag=tv&paged=2

Nenhum comentário:

Deixe sua opinião sobre os assuntos abordados no blog. Podemos construir conhecimento por meio do debate, dos questionamentos. Vamos, participar! Estou ansiosa para saber o que você achou!

Tecnologia do Blogger.