Header Ads

Breaking News
recent

O medo de expressar-se?


O maior erro que você pode cometer,
é o de ficar o tempo todo com medo de cometer algum.
Desconhecido

Olá Pessoal! Como começou o ano?

Fonte: Help dos cabelos
Depois de um bom tempo sem postar hoje vou conversar com vocês sobre o medo de se expressar, de dizer sua opinião. A ideia de escrever sobre esse assunto surgiu depois que li uma crônica chamada “O Medo, o Espelho, o Reflexo e o Café” escrita por Eduardo Engelmann, em 26 outubro de 2011, e postada no Clube do Designer.

Na Crônica, Engelman faz uma reflexão a cerca dos motivos que impedem as pessoas de opinarem, ou melhor, lançarem (neste caso, escreverem) suas ideias e pensamentos sobre temas abordados em blogs, perfis, etc. Mas o que levou o autor escrever sobre esse assunto?

Na época em que foi escrita, o clube do designer, tinha lançando um concurso de opinião sobre a nova identidade visual do clube. No entanto, apesar de um número significativo de visualizações foi contabilizado apenas cinco comentários. 

Quando vi os argumentos me perguntei, eu tenho medo de expressar minhas opiniões? A resposta: pavor, terror... não sei mais que palavras usar para dizer o grau de medo que tenho de escrever minhas opiniões nos blog, de dizer se aprovei ou desaprovei, algum comentário parabenizando, etc. 

No entanto, esse é um problema que atinge não só as pessoas no mundo virtual. O medo de se expressar nos prejudica em nossos relacionamentos (tanto na vida pessoal, como na vida profissional). O que nos aflige é a seguinte questão: O que vão pensar de mim? Acho que é besteira. É por essas e outras perguntas que os auditórios ficam lotados nos cursos de oratória.

Esse pavor, esse medo de falar, de escrever em público atinge a maioria das pessoas em nossa sociedade. Um exemplo disso, é que muitas pessoas se sentem incapaz de escrever seus trabalhos de conclusão de curso, de escrever uma carta para pessoa, de criar currículo, de escrever um relatório, de ler um texto em voz alta, de recitar um poema, porque? Não tenho essas respostas, mas posso lançar algumas opiniões. 

Acho que boa parte dos nossos medos teve origem na infância ou de um trauma que tivemos em nossas vidas. Desta forma, penso que esse pavor que muitos sentem é fruto de experiências desagradáveis. Por exemplo: 
  • Medo de expressar opiniões em uma postagem (de um blog qualquer) porque sempre que dizia alguma coisa em casa (ou na escola, turma de amigo) outras pessoas interrompiam dizendo que eram burros, bobos, brigavam, mandavam calar a boca.
  • Medo de escrever uma opinião porque escreveu errado e a professora o corrigiu asperamente, etc.

Acho que tais experiências podem ter acontecidos com colegas nossos e por presenciar a humilhação decidimos não passar por isso. Mas, as causas não se resumem a momentos ruins.
  • Talvez a escola não incentivou a criatividade ou o pensamento critico.
  • Não houve estímulos para expressar pensamento, criar histórias, dizer opinião.

Isso são só opiniões, eu só sei que para ser hoje uma blogueira iniciante, tive que vencer meus medos. Conto um segredo para vocês, meus amigos ainda não sabem da existência dele. Acho que não vão saber tão cedo. 

Para não esvaziar a bonita reflexão da crônica, vou parar por aqui e deixo vocês com o meu trecho preferido do texto.

Por que estou escrevendo isso, se não sei nada de psicologia?Porque todos nós temos o período de maturação. Não se colhe café antes que sua cor mude de verde para vermelho. Quando isso é feito, o café perde o melhor, perde o sabor. Depois da colheita, joga-se o café no terreiro para que os grãos sequem. E o mesmo processo da colheita, se repete novamente, a dança da peneira.[...]Então fiquei aqui pensando: Por que as pessoas não opinam? Por que não assoprar as ideias como fazemos na colheita do café? No processo o objetivo é remover as folhas e ficar com os grãos, mas no processo, sempre alguns grãos também vão para o chão. Ocorre o medo de se expor? Ou o medo de ferir alguém?Ah, tá, o medo de perder alguns grãos preciosos.Ah, tá! Democracia e direitos. Opino se eu quiser, é um direito meu. OK!

Depois dessa pequena reflexão, pergunto para você: O que te impede de expressar suas opiniões? Deixe um comentário. 

Eu fico por aqui confessando: meu maior medo de escrever em público é errar o português e as pessoas me corrigem de forma grosseira.  

Inté, povo!

8 comentários:

  1. Eu também Vivi, padeço do medo de opinar. Se bem que já entendi que gosto é de ouvir, de tentar entender o que o outro está dizendo. Na maioria das vezes, a não ser quando sou obrigada pela profissão a questionar, apenas ouço e não interajo. Realmente, é um problema. Uma proteção não sei para que. Bem legal essa reflexão!!! Quem sabe desperte vários comentários!!!

    ResponderExcluir
  2. Rosália, obrigada pelo comentário. A atitude de ouvir é muito positiva, perceber e buscar compreender o que o outro está dizendo. Mas o problema está em quando temos a oportunidade de dizer algo que enriqueceria aquela discussão e não fazemos por medo das críticas e do que as outras pessoas vão pensar de nós. Isso acontece muito comigo, penso em fazer ou dizer alguma coisa, mas o medo faz com que eu perca a chance. Até +.

    ResponderExcluir
  3. A questão não é o medo de expressar. E se a falta de educação dos outros, de não deixar você falar. falam , falam , falam... pedem sua opinião, quando vamos opinar,à pessoas que interropem.
    Isso é justo???

    ResponderExcluir
  4. Olá Adailton! Adorei o comentário!
    Concordo com você, quando diz que a Questão do medo de expressar-se está diretamente ligada a falta de respeito com a opinião do outro. Muitas pessoas não gostam de ser contrariadas e outras sentem certa necessidade de ridicularizar os demais para sentir-se "a última bolacha do pacote". Mas quando escrevi o texto, tinha como objetivo dizer para as pessoas que se posicionassem e não deixassem que essa falta de respeito os desmotive e os impeçam de falar, de opinar. Então, devemos pular essas barreiras e ir em frente, nos mostrando críticos e com opinião.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o seu ponto de vista a respeito desse assunto. No meu caso tenho medo de me expressar e perder ou não conquistar amizades, acabo sempre concordando com a opinião dos outros.

    ResponderExcluir
  6. GOSTEI DEMAIS,PARABÉNS! ACREDITO TAMBÉM QUE SEJA TRAUMA DA INFÂNCIA ,QUE ALIÁS É MUITO COMUM E EXISTE CONSEQUÊNCIA,INFELIZMENTE.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Viviane! Gostei muito do seu texto. Encontrei-o como parte de um insight que tive sobre como tenho medo de expressar minhas opiniões. Gostei do modo como vc aborda a questão.

    No seu texto vc cita "uma crônica chamada 'O Medo, o Espelho, o Reflexo e o Café' escrita por Eduardo Engelmann, em 26 outubro de 2011, e postada no Clube do Designer". Gostaria de ler a crônica. Vc ainda tem acesso ao link dela ou mesmo algum arquivo que poderia compartilhar comigo? Ficaria imensamente grato se me enviasse.

    Desde já agradeço!! Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Eu sei bem como é esse medo! Medo de falar e escrever! É bem difícil para mim... principalmente no trabalho... =/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião sobre os assuntos abordados no blog. Podemos construir conhecimento por meio do debate, dos questionamentos. Vamos, participar! Estou ansiosa para saber o que você achou!

Tecnologia do Blogger.