Header Ads

Breaking News
recent

Design de Comunicação: primando pelo diferencial na comunicação


Olá Pessoal! Como vocês estão?

Depois de um bom tempo sem criar post hoje estou com a corda toda e vou falar sobre Design de Comunicação. Um desafio, já que este tipo de design se confunde bastante com outros tipos, como por exemplo, design gráfico, design editorial, design multimídia e assim por diante. Então vamos conhecê-lo?

Começaremos então pelo conceito de Design de Comunicação. Segundo a Wikipédia, Design de Comunicação é um amplo processo criativo que atua na construção de mensagens. Ele não possui uma metodologia regrada e sua atuação é voltada à arte comercial, respondendo aos avanços sociais e tecnológicos, abrange vários meios de comunicação. Assim, o design de comunicação tem como campo de estudo e trabalho a comunicação e seus canais.

Atualmente, esse tipo de design está fortemente ligado ao vídeo, à música, ao design gráfico, editorial, web-design, redação e, ao contrário de outros processos criativos, depende muitas vezes de enunciados. Aproxima-se das competências do marketing, mas não elege o corporativismo do século XX como tónica do seu desenvolvimento. Idealmente, centra-se no ato criativo para nele recolher ideias que recoloquem e reformulem os problemas, para depois passar para a sua resolução.

O curso de Design de Comunicação tem como principal objetivo a formação de profissionais especializados nos diversos campos de criação e produção do Design de Comunicação contemporâneo. O curso é basicamente desenvolvido em cima de dois pilares, a prática e conceito: o primeiro está associado às realidades culturais e de mercado, primando pelo desempenho profissional de liderança; o segundo busca a investigação e que o profissional encontre o seu próprio espaço de autoria e desenvolvimento. As principais áreas de estudo do curso são:
  • Multimedia e Novas Culturas Digitais;
  • Design Editorial, Tipografia e Ilustração;
  • Identidade Corporativa e Institucional;
  • Estudos e práticas da Imagem Fotográfica e Audiovisual;
  • História e Crítica do Design;
  • Estudos de Cultura Visual.

Não encontrei muito conteúdo na internet que falasse mais detalhadamente do design de comunicação, mas pude perceber que este tipo de design agrupa basicamente os tipos de design ligados à construção da identidade visual de uma instituição, mas sua linha de pensamento configura fugir dos padrões estabelecidos e inovar na construção da comunicação entre a empresa e seu cliente (independe se o cliente é o interno ou externo), fugindo assim da premissa de agradar um gosto pessoal (melhor dizendo preferencias) e focando os esforços na funcionalidade de tratar a comunicação para transmiti-la eficazmente.

A comunicação e vista de uma forma mais criativa, buscando empregar o que há de melhor nos design gráfico, editorial, multimídia etc. Isso atualmente pode ser uma ferramenta indispensável para as empresas ou marcas que pretenda afirmar-se no mercado. Segundo a GKM, em termos genéricos, podemos dizer que o design de comunicação materializa-se na forma coerente de comunicar através da linguagem gráfica.

Desta forma o foco está em utilizar as ferramentas certas para promover uma instituição, marca ou produto e criando um diferencial com a concorrência. Para finalizar confira uma imagem de novas mídias utilizadas no design de comunicação.

Digital Signage
É uma rede de ecrãs digitais, profissionais, que permitem a uma empresa ou organização comunicar os seus bens e serviços. Hoje em dia, constitui também uma importante ferramenta publicitária que interage com o cliente alvo.























Mobile Design



Ah! Se quiserem mais detalhes sobre o curso de Design da Comunicação segue o link de algumas escolas (em Portugal) e que oferecem essa formação:

Até mais!

_______________________
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Design_de_comunica%C3%A7%C3%A3o
http://sigarra.up.pt/fbaup/cursos_geral.FormView?P_CUR_SIGLA=LDCAG
http://www.zekeshore.com/blog/wp-content/uploads/2009/03/mobile.jpg
http://www.uxbooth.com/wp-content/uploads/2011/02/viewport-demo.png
http://www.vetordesign.com/Wallpapers.html

Nenhum comentário:

Deixe sua opinião sobre os assuntos abordados no blog. Podemos construir conhecimento por meio do debate, dos questionamentos. Vamos, participar! Estou ansiosa para saber o que você achou!

Tecnologia do Blogger.