Header Ads

Breaking News
recent

O Futuro, como será? Como pensamos hoje o futuro.

Olá! E a vida?


Para dar continuidade a série futuro, vou falar agora de como nós, cidadões do século XXI, imaginamos os próximos 50 ou 100 anos. No último post, falei sobre como as pessoas no início do século XX idealizavam o nosso século (XXI). Não vou me estender muito com blá, blá, blá, vamos ver alguns vídeos institucionais que falam sobre o futuro próximo e outros que tratam de como será o cotidiano, a ciência, etc.

Sei que muitos de vocês já devem ter visto esses vídeos, mas quem já assistiu vale a pena rever. Garanto é de deixar qualquer um de queixo caído, vamos lá! 

O primeiro vídeo é da Corning, e demonstra o potencial inovador do vidro que estará cada dia mais presente no nosso cotidiano. O vídeo com o título "Um Dia Feito de Vidro" mostra a tecnologia do "vidro eletrônico", já em desenvolvimento pela empresa. Esta é a "versão brasileira" traduzida por Ivens Góes.



Uma coisa curiosa é que boa parte dessas tecnologias são frutos das pesquisas sobre o vidro e sua história remete ao Egito de quatro mil anos atrás.  Hoje o vidro é muito mais do que vasos e espelhos. Eles estão nas fibras óticas, displays touchscreen, televisores, iluminação, embalagens de alimentos e bebidas, automóveis e uma infinidade de aplicações.

O próximo vídeo foi produzido pelo Microsoft. Entítulado "o Futuro Idealizado pela Microsoft", ele traz uma visão futurista em que as pessoas interagem com a tecnologia. No entanto, o mais incrível é que o vídeo se passa em 2019, isso mesmo 2019 (haja otimismo). Observem que praticamente tudo é feito através de touchscreen. Notem como os display trabalham de forma personalizada, identificando as pessoas, uma comunicação direta (pessoal até). Além disso, vejam o cuidado com que as pessoas lidam com a tecnologia, até mesmo as crianças, isso porque estão familiarizadas com ela.




Esse outro vídeo também é da Microsoft foi produzido para promoverMicrosoft Surface (Touch Screen Table). Este computador tem o formato de uma mesa, com uma tela de 30 polegadas, e o principal meio de interação com ele é o uso das mãos. Aqui no Brasil, podemos vê-lo em alguns programas jornalísticos. Veja a multiplicidade de interações que ele permite... o futuro começa agora?




Se você ainda estiver a fim de conhecer o Microsoft Surface, veja o vídeo da versão 2.0. Agora veja o que a Sony pensa do futuro, o vídeo do PlayStation 9 é uma loucura.





O futuro demonstrado nos vídeos acimas, irá chegar até nós? Eu tenho certeza de que essas empresas investiram e estão investindo pesado para criar a tecnologia que possibilitará à nós viver como demonstrar os vídeos. Mas claro! Tal modo de vida será primeiramente experimentado pelas pessoas com um poder aquisitivo maior, mas depois - bem depois - chegará à classe média, etc. (Espero que até lá tenham resolvido o problema da fome).


O último vídeo, é de uma série da Discovery Channel - o nome é 2057. O que impressiona nele é quantidade de detalhes do vídeo, por exemplo, como se barbear, receber e fazer ligações, os dispositivos de ligar e desligar, interação com as máquinas, etc. Eu sugiro que assistam toda a série, no entanto, são inúmeros capítulos e demoraria bastante. Aí vai o vídeo.




Nossa! São muitos vídeos que tratam da nossa visão de futuro, então por hoje já temos muita coisa para assistir, né! Em breve, posto outros vídeos e conversamos mais sobre nosso futuro...


Então galera, esse post foi maravilhoso de escrever... espero que a leitura também.


Fiquem bem! Deus os abençoe!


By

Nenhum comentário:

Deixe sua opinião sobre os assuntos abordados no blog. Podemos construir conhecimento por meio do debate, dos questionamentos. Vamos, participar! Estou ansiosa para saber o que você achou!

Tecnologia do Blogger.