Header Ads

Breaking News
recent

VOLP: Mão na roda com a língua portuguesa

E aí Galera, tudo na paz?


Pois bem, hoje trago uma dica bacana para quem tem uma relação de amor e ódio com a língua portuguesa. E também é uma boa dica para todos os que amam escrever corretamente.

Antes que alguém me jogue pedra, vou explicar (sobre o amor e ódio, tá?). Sabe aquela dúvida cruel que bate na cabeça quanto você escreve uma palavra e não sabe se é com ‘ss’, ‘ç’ ou c, ou se a palavra é com ‘s’ ou ‘z’. E essas pestes dessas dúvidas só surgem quando você não tem um dicionário por perto, mas de uma coisa eu tenho certeza, celular você tem.

E é nesse ponto que vem a dica e você descobre o VOLP, que nada mais é que o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, ou seja, no VOLP você encontra as palavras da língua portuguesa escritas corretamente. E olha como esse livro é fininho, tem apenas 878 páginas.

Se você é um amante do papel e quer ter o VOLP em livro físico, ele está a venda no mercado pelo valor, em média, de R$ 96,00. Mas, se você é como eu e gosta de praticidade, há duas forma de acessá-lo mais facilmente.

A primeira forma, e mais prática, é baixar o aplicativo do VOLP, gratuitamente. Ele está disponível tanto para android quanto para IOS. Eu sempre uso o aplicativo quanto estou corrigindo ou elaborando as provas dos meus alunos.

Já a segunda forma é acessar o site da Acadêmia Brasileira de Letras. Eles disponibilizaram um sistema de busca do VOLP, com 381.000 verbetes, as respectivas classificações gramaticais e outras informações conforme descrito no Acordo Ortográfico. (Clique aqui para acessar o site).

Olha, o VOLP tem apenas o levantamento das palavras da língua portuguesa com indicação da sua grafia, prosódia, ortoépia, classe gramatical e outras informações úteis, como por exemplo: formas irregulares do feminino de substantivos e adjetivos, plurais de nomes compostos, etc. Desta forma, não é um dicionário, que tem os conceitos e sinônimos e antônimos das palavras é só a grafia mesmo, tá?

Quer saber mais sobre o VOLP? Então acesse os links abaixo:


Então é só isso. Se gostou ou ficou com alguma dúvida, comenta aí!

Vejo vocês pela rede!

Nenhum comentário:

Deixe sua opinião sobre os assuntos abordados no blog. Podemos construir conhecimento por meio do debate, dos questionamentos. Vamos, participar! Estou ansiosa para saber o que você achou!

Tecnologia do Blogger.